Clinica Colagem
Instituto de Ciências Humanas
Graduação em Psicologia
Resenha do texto:
Colagem: uma prática no psicodiagnóstico
Trabalho apresentado à disciplina de Supervisão da Universidade Paulista de Ribeirão Preto.
Discente:
Daniela Fidelis RA:B3721F-7
Orientadora: Ana Paula Parada
RIBEIRÃO PRETO – 2015
“Imagens são palavras que nos faltaram”. Manoel de Barros
Colagem: uma prática no psicodiagnóstico
Ligia Corrêa Pinho Lopes
Maria Fernanda Mello Ferreir
Mary Dolores Ewerton Santiago
O conceito de prática da avaliação psicológica de criança, é definido pela autora como um processo que se propõe chegar a uma compreensão de determinado fenômeno, ou seja, é apresentado como a “queixa” pelos pais ou responsáveis pelas crianças que buscam por ajuda psicológica para os seus filhos, e o papel do psicólogo é de encontrar um sentido nas várias informações passadas por eles, e tentar organizá-las.
Para que isso ocorra é necessário que detemos do conhecimento teórico e dominar procedimentos e práticas na tentativa de realizar intervenções, trazendo benefícios para as crianças e seu grupo familiar. A avaliação psicológica ocupa um lugar em destaque na história da psicologia, iniciou com o trabalho médico de onde sofreu forte influências.
Ancona Lopez, fala que com o uso dos testes junto com crianças possibilitou grade autonomia para os psicólogos, pois através dos testes os psicólogos se esforçavam para medir, e determinar a capacidade intelectual das crianças, e suas aptidões e dificuldades escolares. Diante dessa classificação de identificar e medir características os testes sofreram e continua sendo bastante criticado, devido à preocupação com a exclusão social (ideia de métodos classificatórios).
Desde a década de 1960, com a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, a avaliação psicológica tem passado por modificações referentes aos instrumentos utilizados nas avaliações.
E