psicologia roteiro de atendimento
1ª Sessão:
Rapport.
Investigar o motivo da consulta e a expectativa do paciente.
Esclarecer quanto aos papéis a serem exercidos pelo orientador (apoio, escuta, favorecimento à reflexão e ao acesso às informações) e paciente (comprometimento e envolvimento). Dizer de assiduidade e pontualidade.
Explicar sobre o método de trabalho (proposições de exercícios e atividades voltadas para o autoconhecimento e o conhecimento das oportunidades profissionais; discussão e reflexão sobre as posições do orientando frente às suas possibilidades de escolha).
Estabelecer o contrato de trabalho: horários, dias, local, duração de cada sessão (50 minutos), o total de encontros (6 sessões) e o preço (negociar quanto e quando pagar). Fornecer o telefone da clínica-escola para eventualidades. Sugiro que forneça, também, o número do seu celular para o (a) paciente.
É fundamental estabelecer uma relação de confiança dizendo do sigilo.
Promover a primeira aproximação diagnóstica, solicitando ao paciente que faça uma auto-apresentação, falando de si, de suas características, de seus projetos de vida. Caso perceba-se dificuldade, é possível utilizar a entrevista inicial para facilitar o seu trabalho.
Se o (a) paciente for de menor solicitar o preenchimento de autorização de atendimento junto aos responsáveis.
Preencher a entrevista inicial e o registro do 1º atendimento ao término da sessão.
2ª Sessão:
Rapport.
Instrumento sugerido para iniciar a sessão: Círculo da Vida.
A partir da execução da tarefa o círculo da vida explorar a fala do (a) paciente, procurando pesquisar especialmente as seguintes áreas: escolar, familiar, social, de trabalho e saúde. É importante buscar esclarecer as preferências profissionais, a expectativa familiar em relação à escolha da profissão e outras questões ligadas a esta tomada de decisão. Explorar ainda: tamanho e posição do círculo na folha e cores utilizadas (seu significado para a pessoa).
Fechar a sessão com o