Relat Rio Sint Tico Do Filme S Crates
465 palavras
2 páginas
Relatório sintético do filme SócratesUniversidade do vale do rio Doce
Curso de direito
Introdução a historia do direito
Wendy Almeida
O filme Sócrates, mostra parte da vida do filosofo. Sócrates era um morador da cidade de Atenas, e tinha uma característica que o diferenciava dos demais habitantes da cidade: o costume de raciocinar.
Sócrates acreditava que o melhor caminho a seguir era o da reflexão e do raciocínio. Pode-se perceber que suas crenças despertavam admiração em algumas pessoas principalmente dos jovens que o seguia em busca de sabedoria. Sócrates procurava orientar esses jovens a enxergarem a verdade, para que a nova geração fosse um geração que buscasse sabedoria e conhecimento. Ele não cobrava por seus ensinamentos pois acreditava que a sabedoria não poderia ser vendida e que era o maior bem que um homem poderia ter, pois ninguém seria capaz de tira-la.
Sócrates também acreditava que um homem sábio deveria reconhecer sua própria ignorância, usando sempre a citação: “Só sei que nada sei”. Ele acreditava que se um homem não reconhecesse que ainda tinha muito pra aprender ele nunca passaria de um mero tolo, já a capacidade de reconhecer de que nada sabia ira lhe tornar mais sábio.
Pelo fato de que a sociedade da época não tinha a capacidade de pensar, Sócrates foi condenado por seus rivais, e teve seus ideais interpretados de modo diferente. Graças a isso, foi julgado por crimes que não cometeu e foi condenado a morte.
Ele não teve medo de sua condenação e preferiu morrer do que ferir as leis de seu lugar, pois acreditava que havia algo a mais reservado para ele, e que nada iria fazê-lo desistir pelo seu principal objetivo: A busca pela verdade.
Pode-se perceber que Sócrates indagava as pessoas com suas próprias perguntas fazendo com que elas pensassem e refletissem se aquilo realmente era certo.
Ele acreditava que na morte a alma apenas deixaria de habitar o corpo e passaria a viver em um local onde a verdade era mais clara.
Em relação à cena do