portif lio matematica
O relógio está presente em nossa vida o tempo todo, calculamos nosso tempo para executar ações através dos números "horas" mostradas.
A nossa locomoção também é calculada diariamente, andamos sem bater nas pessoas ou coisas, quando estamos em lugares desconhecidos, calculamos qual a melhor forma de se chegar ao nosso objetivo, em casa por exemplo, já calculamos e gravamos as medidas para circular, de maneira tão natural, fato de que, quando mudamos a colocação dos móveis, por algumas vezes tropeçamos neles.
Colocar a quantidade adequada de pasta de dentes sobre a escova é uma avaliação de volume Durante o dia, faremos inúmeras avaliações visuais de volumes os mais variados: o cone do açúcar na colher do café, o elipsoide do xampu na palma da mão, etc. Isso, sem falar nas avaliações de distância, de peso, de temperatura, de velocidade, de força, etc. que faremos simplesmente para conseguirmos nos mover e utilizar objetos durante todo o dia.
Para apanhar o ônibus ou o táxi, pagar o pedágio ou a gasolina, temos que calcular preços, contar moedas ou cédulas de dinheiro. Durante o dia, contaremos inúmeras coisas, desde as páginas daquele relatório que temos que ler, os alunos presentes na sala, as laranjas que levaremos para casa, os dias que faltam para o fim do mês, etc.
Os atrasos e a correria do dia a dia são coisas que estamos sujeitos. Quantas vezes saímos de casa atrasados querendo em um certo intervalo de tempo chegar em algum lugar, ou desafiarmos até mesmo a capacidade de executar determinadas atividades. Nessa corrida contra o tempo utilizamos a matemática, realizamos cálculos mentais relacionados a quantidade necessária de tempo para concretizar determinadas atividades. Observe que a palavra quantidade aparece de novo em nosso estudo, enfatizando a atividade diária a matemática.