Luis Fernando Ver Ssimo
Nascido em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, o autor brasileiro é famoso por suas obras de humor, principalmente crônicas e contos.
No Instituto Porto Alegre iniciou seus estudos, passando em seguida a estudar nos Estados Unidos quando seu pai lecionou na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Quando voltou ao Brasil, em 1956, trabalhou na Editora Globo em Porto Alegre, no departamento de arte. Tendo aprendido saxofone no período em que morou nos Estados Unidos, em 1960 fez parte de um conjunto musical, Renato e seu Sexteto. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como redator e tradutor de publicações comerciais. Em 1967, o escritor volta a Porto Alegre para trabalhar como copydesk no jornal Zero Hora, e também como redator de publicidade. Dois anos depois, passou a assinar sua própria coluna diária e a redigir para a agência de publicidade MPM Propaganda.
Trabalho desenvolvido
Após algum tempo, consagrou seu estilo humorístico e passou a ser conhecido por uma série de histórias em quadrinho. Entre os anos 1970 e 1975, escreveu sobre esporte, música, literatura e política, sempre de forma bem humorada, para o jornal Folha da Manhã. Em 73, publicou uma coletânea de textos já publicados em jornais, chamada “O Popular”.
Voltou a escrever para o Zero Hora, e começou a escrever para o Jornal do Brasil em 1975, quando publicou “A Grande Mulher Nua”. “Ed Mort e Outras Histórias”, o livro de crônicas cujo personagem foi extremamente popular, foi publicado em 1979.
Morou em Nova Iorque nos anos 80, quando escreveu “Traçando Nova Iorque” e, em 1981, de volta ao Brasil, lança na Feira do Livro de Porto Alegre “O Analista de Bagé”, livro de crônicas que esgotou em apenas dois dias.
O autor na atualidade
Escreve atualmente para três jornais: Zero Hora, O Estado de São Paulo e O Globo. O autor foi responsável pela criação de personagens de As Cobras, que tem tirinhas publicadas em alguns jornais. Seu livro “O Analista Bagé”