Relat Rio Quimica 3 Padroniza O
Padronização de Substâncias
INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, composta por solvente e soluto. O solvente é a substância em maior quantidade na mistura. O soluto é a substância ou as substancias, presentes em menor quantidade que o solvente. A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou a quantidade de solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (número de mols), há diversas unidades de concentração de soluções.
Como em todo procedimento experimental, durante o preparo de soluções, alguns erros podem ser cometidos. Através do processo de padronização de uma solução é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. Para isso, utilizamos o método da titulação, que é um dos procedimentos mais exatos na química analítica.
Na padronização, utilizamos substâncias com características bem definidas, também chamadas de padrões primários que são utilizadas como referência na determinação da concentração das soluções. Para ser considerado um padrão primário uma substância deve possuir algumas propriedades, como ser sólido, com baixo teor de impurezas, ser estável, entre outros. Essas características são comumente encontradas em substâncias com alto valor de massa molecular.
Quando o reagente titulante ou solução padrão é um padrão primário, ele pode ser preparado diretamente, isto é, o reagente é pesado com a maior precisão possível e dissolvido em água destilada, sendo a diluição realizada a um volume definido em balão volumétrico. Para determinar o fim da titulação utilizamos um indicador de pH. A titulação termina quando a solução muda de cor. Após a padronização, a solução preparada é denominada solução padrão.
OBJETIVOS
O objetivo do experimento é padronizar uma solução aquosa de KOH,