Relat rio QFL4

1511 palavras 7 páginas
Universidade de São Paulo

Instituto de Química-QFL 2129

Professora Silvia Maria L. Agostinho

Experimento 4
Equilíbrios Ácido-base e de Complexação

Bianca Beatriz Basso nº7993724
Yan Carvalho nº8990834
Turma - Santos
29/05/2015

Objetivos

Introdução

Procedimento experimental

4.A) EFEITO DO ÍON COMUM EM EQUILÍBRIO DE DISSOCIAÇÃO DE ÁCIDO FRACO

Coloca-se, em dois tubos de ensaio, cerca de 2 mL de solução de ácido acético. Anota-se o pH das soluções nos tubos com o auxílio de uma fita do indicador universal. Em um dos tubos adiciona-se 3 mL de água destilada, enquanto no outro são colocados 3 mL de acetato de sódio. Verifica-se o aspecto e o pH das soluções com outras fitas após as alterações na composição.

4.B) EFEITO DO ÍON COMUM EM EQUILÍBRIO DE DISSOCIAÇÃO DE BASE FRACA

Analogamente ao experimento “a”, coloca-se, em dois tubos de ensaio, cerca de 2 mL de solução de hidróxido de amônio, juntamente com uma fita do indicador universal. Anota-se o pH das soluções nos tubos. A um dos tubos adiciona-se 3 mL de água destilada e ao outro 3 mL de cloreto de amônio. Verifica-se o aspecto das soluções e o pH das soluções com outras fitas após as alterações na composição.

4.C) ESTUDO DE SOLUÇÃO TAMPÃO

Com o auxílio de uma proveta de 5 mL, mistura-se cerca de 4 mL de solução de ácido acético e 4 mL de acetato de sódio. Divide-se o volume final da mistura em dois tubos de ensaio contendo volumes iguais e mede-se o pH com o auxílio do indicador universal. Depois, é verificado o efeito da adição de 5 gotas, uma a uma, de HCl 0,1 molar em um dos tubos e de 5 gotas de NaOH 0,1 molar, também de uma em uma, no outro tubo. Mede-se novamente o pH com uma tira do indicador universal. Para efeitos de comparação, o mesmo procedimento de adição de HCl e NaOH é realizado em um volume similar de água destilada.

4.D) pH DE SOLUÇÕES DE SAIS

Com auxílio das fitas de indicador universal observa-se o pH dos seguintes sais: Cloreto de Amônio, Acetato de Sódio,

Relacionados