Relat Rio Principio De Arquimedes
INSTITUTO DE FÍSICA
Jaqueline Souza Gonçalves
Daniele Ramos Santos
EXPERIMENTO: Oscilador forçado
SALVADOR
2013
Daniele Ramos Santos
Jaqueline Souza Gonçalves
EXPERIMENTO: Oscilador forçado
Relatório alusivo ao experimento realizado sobre Oscilador forçado, no dia 20 de dezembro de 2013, da disciplina FIS122 – Física Geral e Experimental II do 4º semestre do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Bahia – UFBA, solicitado como requisito à conclusão da disciplina.
SALVADOR
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO E BREVE EXPLANAÇÃO 4
2. EXPERIMENTO 4 2.1 Materiais utilizados no processo 5 2.2 Procedimento experimental 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
4. CONCLUSÃO 9
5. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO E BREVE EXPLANAÇÃO
Em um sistema oscilatório livre, como por exemplo, o pendulo simples, o sistema está sujeito apenas uma força restauradora, no caso uma força gravitacional constante, que tenta levar o sistema ao equilíbrio. Frequência de oscilação atuante e a frequência natural do sistema.
Em um sistema de oscilação real, no entanto, sempre haverá um atrito impedindo o movimento de oscilação, e fazendo-o perder energia ao meio, dissipando energia e,consequentemente levando -o rapidamente ao estado de repouso. Portanto, para haver uma oscilação constante, se faz necessário o uso de uma força externa periódica, que atue no sistema durante todo o tempo de oscilação, retornando ao sistema a sua energia perdida pelo atrito.
Esse processo exigirá que o sistema passe a atuar com a frequência da força externa aplicada, a frequência 𝑊. A amplitude do sistema de oscilações forçadas vai depender da frequência natural, da frequência externa e da intensidade da força. Quando essa força atua com a mesma frequência natural do sistema 𝑊 𝑜, diz-se que este sistema entrou em ressonância e que, ao oscilar com a frequência natural do sistema, a absorção de energia