Relat rio Preparo e Padroniza o
O ácido clorídrico é largamente utilizado para a titulação de bases. As soluções diluídas desse reagente são estáveis indefinidamente e não causam reações indesejáveis de precipitação com a maioria dos cátions[1]. Neste experimento preparamos e padronizamos uma solução de HCl para determinar sua concentração, após ser padronizada essa solução poderá ser usada como solução padrão para futuras titulações.
Um padrão primário é um composto altamente purificado que serve como material de referência em métodos titulométricos volumétricos ou de massa. A precisão do método é criticamente dependente das propriedades desse composto. Os seguintes requisitos são importantes para um padrão primário:
Alta pureza. Os métodos estabelecidos para confirmar a pureza devem estar disponíveis.
Estabilidade à atmosfera.
Ausência de água de hidratação para que a composição do sólido não se altere com as variações na umidade.
Custo baixo.
Solubilidade razoável no meio de titulação.
Massa molar razoavelmente grande para que o erro relativo associado com a pesagem do padrão seja minimizado.
Inicialmente calcula-se o volume de soluto necessário para preparar uma solução de 200 ml de HCl a 0,1 M. Após os cálculos mede-se o volume necessário de HCl com a pipeta graduada, transfere-se o volume de HCl para o balão volumétrico, este, por questões de segurança deve conter uma pequena quantidade de água. Após a transferência do ácido para o balão volumétrico adiciona-se água com a pisseta ao balão volumétrico até que se complete o volume de 200 ml. A dissolução deve ser feita com constante homogeneização.
PREPARO 100 ml de solução de carbonato de sódio
Para preparar a solução de tetraborato de sódio calcula-se a massa de boráx necessária para o preparo da solução de 500 ml com 0,0374 mols. Pesa-se a massa calculada em uma balança analítica, a massa deve ser dissolvida em um béquer e cuidadosamente transferida para o balão volumétrico de 500 ml com o auxilio de um funil para