Relat Rio Placa M E
Placas-mãe onboard
"Onboard" é o termo empregado para distinguir placas-mãe que possuem um ou mais dispositivos de expansão integrados.A vantagem de se utilizar modelos onboard é a redução de custos na montagem do computador, uma vez que se deixa de comprar determinados dispositivos separados por considerar que eles já estão inclusos na placa-mãe. No entanto, é necessário ter certos cuidados, pois quanto mais itens onboard uma placa-mãe tiver, mais o desempenho do computador será comprometido. Isso porque o processador acaba tendo que executar as tarefas desses dispositivos integrados.
Funções
Além de permitir o tráfego de informações, as placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, a memória RAM, o HD e ainda, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
O objetivo de tal pesquisa é comparar a coleta e especificação de barramento, memória, processador, capacidade de memória aceita pelas respectivas placas, modelos de processador e determinar a qualidade com base nos seus componentes.
O estudo foi elaborado a partir da análise física das placas (Itautec ST2141 Rev1:1 e GA-8V800M da marca Gigabyte), observando e documentando os tipos de barramento e seus componentes além de um complemento com pesquisas em sites especializados.
JUSTIFICATIVA:
O aprendizado da evolução da placa mãe, dos seus componentes, da importância e influência dessa peça para o funcionamento e desempenho do computador.
PLACA ITAUTEC ST2141 REV1:1
Processador
A placa utiliza o soquete LGA775 para Celeron/Pentium 4 operando em 533MHz (Intel Celeron) ou 800MHz (Intel Pentium 4) com tecnologia HT (Hyper-Threading).