RELAT RIO PARA POSTAR
O primeiro grupo da tabela periódica é o grupo 1 ou família IA, apresentam a mesma configuração na última camada, isto é, s1. Desse modo, dizemos que a configuração de valência da família 1A é ns1, sendo n o número quântico principal da última camada. Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.
Equação química:
2 Li(s) + 2 H2O(l) 2 LiOH(aq) + H2(g)
Equação química da reação de um metal alcalino (exemplo: potássio) com o oxigênio:
4 K(s) + O2(g) 2 K2O(s)
São metais leves de baixa densidade, são sólidos a temperatura ambiente, moles, bons condutores de eletricidade e calor, altamente eletropositivos e reativos, perdem rapidamente um elétron para formar íons com carga 1+, formam sais de metais alcalinos que são bastante solúveis. Essas propriedades variam de maneira razoavelmente regular com o aumento do número atômico. A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de liberação de energia, pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido. Do Li (lítio) ao Cs (césio) as energias de coesão decrescem, logo, os valores de PE e PF acompanham esse decréscimo.
Todos têm propriedades características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas, são voláteis e podem ser isolados na forma pura, por destilação de misturas de reação. As superfícies dos metais alcalinos recém preparados apresentam um brilho prateado característico. O nome alcalino deriva de uma palavra árabe que significa cinzas.
Os valores das eletronegatividades dos metais alcalinos são muito baixos. Assim, quando eles se combinam com outros elementos para formarem compostos, é provável uma grande diferença de eletronegatividades dos átomos envolvidos, com a formação de