Relat Rio Micrometro 2 Mandar
922 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁCURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
Turma nº 3006
Experiência nº 3
Data: 14/03/2014
Nome da experiência:
Medidas com o Micrômetro
Professor: Gilberto Rufino
Alunos: Jeane Lopes G.Ferreira
Rayanne Rebecca A. Brasil
Matrícula: 201403240809 201407280732
INTRODUÇÃO
Na aula prática determinamos de forma altamente precisa a densidade e o diâmetro de duas esferas (de vidro e de aço) e de um cilindro. Para isso foi utilizado equipamento de medição em alta precisão. Para alcançar o objetivo foi necessário mensurar a aresta do dado e então calcular o seu volume. A fim do valor mais próximo ao real, as medidas foram repetidas cinco vezes com cada equipamento. Para determinar a massa do dado foi utilizada uma balança digital.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O micrômetro é um instrumento metrológico que auxilia a medição de dimensões de objetos pequenos e capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.)
Suas características construtivas são semelhantes para todos os modelos, modificando-se apenas os formatos que variam de acordo com a finalidade de utilização. Pode ser encontrado em diversas capacidades e modelos. Geralmente a divisão de escala dos micrômetros pode ser de 0,01 ou 0,001mm, podendo ser digitais. Fabricado em aço forjado ou ferro fundido, possuindo ou não plaquetas de proteção, estas que protegem contra a dilatação devido ao calor da mão do usuário.
O micrômetro consta essencialmente de um parafuso micrométrico. Num dos extremos do parafuso temos a espera móvel e esta, obviamente, não deverá pressionar fortemente o objeto medido. Portanto, no outro extremo existe uma catraca que é um dispositivo protetor e que também permite reprodutibilidade nas pressões aplicadas.
Sobre o tambor temos a manga que possui uma escala circular normalmente gravada com traços correspondentes a 0,01 mm. Cada volta