0212626 04 Cap 03
1447 palavras
6 páginas
Metodologia e Objeto de estudo36
3
Metodologia e Objeto de estudo
Neste capítulo, através da explanação da metodologia de pesquisa e do objeto de estudo, serão definidas as questões centrais de estudo, as hipóteses, o tipo de pesquisa, a definição do critério de seleção do universo e da amostra, a seleção do sujeito, a coleta de dados, a formulação do questionário e as
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212626/CA
limitações da metodologia.
3.1
Tipo de Pesquisa
Considerando-se o critério de classificação de pesquisa de Vergara (1990), toma-se como base a qualificação em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.
Quanto aos fins, a pesquisa será de investigação explicativa e exploratória. Investigação explicativa que tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. E exploratória devido ser realizada em uma área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa.
Quanto aos meios, a pesquisa será de campo, bibliográfica. Bibliográfica, porque as fundamentações teóricas – metodológicas do trabalho estão baseadas em literatura especializada, materiais publicados e em relatórios empresariais de organizações líderes de mercado. A pesquisa será de campo porque coletará dados utilizando o questionário aqui desenvolvido.
Metodologia e Objeto de estudo
37
3.2
Questão central de estudo
A dissertação visa verificar o impacto que o uso dos sistemas integrados de rastreamento trazem para os sistemas de logística empresarial. Este impacto foi medido através de um questionário respondido por pessoas ligadas às áreas de logística e segurança. Este questionário (Apêndice 3) foi distribuído em operadores logísticos, gerenciamento de risco e transportadoras em geral que utilizam os sistemas