CONDUTORES E ISOLANTES EL TRICOS
1- EMBASAMENTO TEÓRICO
Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo (Camada de Valencia), mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres. O que determina se um material é condutor ou isolante é a existência destes elétrons livres. Eles são os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais.
1.1- Condutores, são aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele. O que caracteriza o material bom condutor é o fato de os elétrons de valência (elétrons livres) estarem fracamente ligados ao átomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo, por exemplo, o cobre possui um elétron na última camada e este esta fracamente ligado ao átomo, podendo ser facilmente deslocado do mesmo.
1.2- Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico. Entretanto, se a tensão elétrica aplicada for superior a sua rigidez dielétrica, torna-se um condutor.
2- OBJETIVOS
2.1- Objetivo Geral: entender o conceito da