RELAT RIO Met
METALOGRAFIA
(CORTE)
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. IFRJ PARACAMBI, 07 DE JANEIRO DE 2015. ALUNA: DANIELE CRISTINE COSTA. TURMA: MEC 131.
Introdução:
O corte é um dos processos essenciais para análise metalográfica, pois por diversas vezes é necessário particionar o corpo de prova para poder obter amostras. Dentre os tipos de corte, o abrasivo é o que tem a melhor solução para a eliminação do corte mecânico a frio (o qual faz severas alterações microestruturais), e no final de modo rápido e com segurança resulta em superfícies planas com rugosidade baixa.
Objetivo:
O objetivo da aula prática é reproduzir um ensaio metalográfico, especificamente o processo de corte em um corpo de prova com a máquina de policorte.
Materiais:
Para o ensaio metalográfico utilizamos: - Uma barra de de 3 cm de um material de metal. – Uma máquina policorte.
Metodologia:
Pegamos a barra de metal que inicialmente tinha 3cm e a introduzimos na maquina policorte, após ligar os três processos para a máquina funcionar ( luz, resfriação e o próprio corte), certificando também que a cabine de proteção está abaixada. Suavemente abaixamos a alavanca para o corte e observamos a água resfriar a serra e o metal ( para não haver super aquecimento da máquina), enquanto o próprio era cortado e após alguns segundos a pressionando o metal estava cortado.
Conclusão:
Ao final, quando levantamos a cabine de proteção retiramos a barra de metal, observamos que ela reduziu para 1cm e estava plana