PROGRAMA DE NECESSIDADES
CURSO DE ZOOTECNIA
Programa de Necessidades para Equinos
DÉBORA BHIANKA, HYAGO JOVANE BORGES DE OLIVEIRA, SEBASTIANA RIBEIRO, WANDERLENE MENDES FERREIRA.
PALMAS-TO
10/04/2015
INTRODUÇÃO
Os cavalos foram introduzidos no Brasil em 1535 no estado de Pernambuco. Sendo o Brasil o país que possui a segunda maior população de cavalos no Mundo, esta estimada em 6.2 milhões de animais. Ficando apenas atrás da China com aproximadamente 10,2 milhões. No Planeta, o total da população de cavalos é aproximadamente 62 milhões. Dados levantados pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) revelam que o mercado de cavalos gera R$ 7,5 bilhões por ano no Brasil, e gera 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos, envolvendo profissionais das mais diversas áreas. A região Sudoeste do Brasil concentra o maior rebanho nacional, com 26,6%. Minas Gerais lidera o ranking com um plantel estimado em 860 mil animais. Em seguida vem Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Para que possamos encarar a equinocultura como uma atividade econômica de atual e grande importância no Brasil, é necessário que enxergamos essa atividade com um nível técnico bem mais alto, relacionando todos os inúmeros fatores diretamente ligados a ela. É sabido e discutido por vários técnicos, que pouco ou nada adianta todas as tecnologias "importadas" de países cujo clima se difere do nosso, como por exemplo, Estados Unidos, Europa, que são países de temperaturas médias diferentes, com estações do ano bem definidas e de clima bem temperado, sendo que no Brasil temos regiões de clima desde tropical a subtropical, sem que se faça devidas adaptações para tais.
O cliente do cavalo vem aumentando, e posteriormente mudando completamente seu perfil, se antes tínhamos apenas pessoas da fazenda, do interior acostumada com cavalos, hoje temos uma parcela muito grande de pessoas, que optaram pelo cavalo como hobby. Por isso hoje existem os centro equestres ou haras e