Relat Rio LAB VI 2 1
Com o objetivo de estudar a reação de saponificação do acetato de etilo (CH3COO(C2H5)) com o hidróxido de sódio (NaOH), num reator descontínuo, foi realizado um trabalho experimental que consistiu em determinar a energia da ativação (E) e o fator de frequência (A), considerando que a reação é de primeira ordem relativamente a cada uma das espécies e alterando a temperatura dos ensaios entre 10⁰C e 30⁰C. Efetuou-se, também, uma validação dos parâmetros cinéticos num reator perfeitamente agitado (RPA).
Para determinar os parâmetros cinéticos, procedeu-se à medição da condutância da mistura, para avaliar a diminuição das concentrações de cada espécie ao longo de um intervalo de tempo, na gama de temperaturas referidas. A validação dos parâmetros cinéticos foi realizada num reator perfeitamente agitado e consistiu em retirar amostras à mistura reacional e posteriormente serem submetidas a uma titulação indireta, de modo a determinar as concentrações à saída do reator para conhecer qual a conversão sofrida pelo reagente limitante.
Em relação aos parâmetros cinéticos, obteve-se para a energia de ativação e para o fator pré-exponencial os valores 40247 J/mol e 1,295x106 dm3/mol.s, respetivamente. Os valores teoricamente esperados são 4,281×103 J/mol e 2,233×106 dm3/mol.s. O desvio relativo da energia de ativação foi de 6,0% e do fator pré-exponencial foi de 41,9%. Quanto às conversões, obteve-se 85% e 67%, experimentalmente e através do balanço molar, respetivamente. Para os valores da literatura obteve-se valores de conversão de 57%.
2.Índice
3.Índice de Figuras
Figura 1.1 - Representação esquemática de um reator fechado 4
Figura 3.1 - Evolução da condutividade da mistura reacional (μ) expressa em mS/cm, ao longo do tempo (t), expresso em segundos, s, para as várias temperaturas de operação (T), expressas em °C. 11
Figura 3.2 - Evolução da concentração de hidróxido de sódio, [NaOH], expressa em mol/L, ao longo do