Relat rio Gest o da Manuten o
2- Com relação a forma de atuação da manutenção é observado, analisando os gráficos, que a tendência entre os anos de 1995 e 2007 era uma diminuição da forma centralizada, manutenção da mista e um aumento da forma descentralizada. Depois, muda-se essa tendência com o aumento agudo da forma centralizada e uma diminuição da utilização das formas mista e descentralizada.
3- Analisando o nível hierárquico da manutenção, é observado que a tendência, com o passar dos anos, foi do surgimento e aumento gradual do nível gerencial, com a diminuição de diretoria e superintendência, e de outros níveis hierárquicos. Pode-se quantificar essas informações analisando a tabela que mostra que em 1995 diretoria e superintendência era86% da empresa, já em 2013 esse numero cai para 44%.
4- Para os empregados próprios de manutenção, podemos observar que esse numero praticamente se manteve o mesmo de 1995 a 2013, variando de 21 a 25%.
5- Analisando a classificacao funcional do pessoal próprio de manutenção, é observado um grande descaimento da mao de obra não classificada e não qualificada. Em contrapartida, podemos observar um bruto aumento na mao de obra qualificada e tendecia de aumento no quadro de pessoal de nível técnico e superior. Tendencia essa que continua se mantendo.
6- Tendo agora o turnover do pessoal da manutenção como foco, é observado que a rotatividade anual média tem aumentado com o passar dos anos. Tendo apenas um ponto mínimo em 2005, mas um máximo em 2013, mostrando a tendência de seguir aumentando essa media.
7- A relação entre pessoal contratado e total de executantes teve uma tendência de crescimento ate o ano de 2007. A partir dessa data, ocorreu uma diminuição brusca, chegando a atingir o valor de 26,25% em 2013.
8- A