Relat rio fq
Como efetuar a reação de síntese de tetraminocobre (II) Mono-hidratado laboriatorialmente? w Disciplina de Física e Química A
Miguel Guerreiro 11ºB nº23
Docente:_______________________ (Miguel Simões)
Classificação:___________________
Odemira, 13 de Março de 2013
A| Introdução Teórica
No nosso dia-a-dia estamos constantemente rodeados por diversas transformações. Estas transformações devem-se essencialmente a reações químicas, em que as propriedades físicas e químicas das substâncias que vão interagir, os reagentes, originando novas substâncias, ou seja, os produtos da reação.
Existem vários tipos de reações químicas. De entre elas as reações síntese, que são as reações que se vão abordar na presente atividade, são reações em que duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a uma ou mais substâncias novas. Quando o produto da reacção é obtido artificialmente pelo ser humano, dá-se o nome de produto sintético ou simplesmente sintético.
As reações de síntese podem ser classificadas em:
Reações de síntese total- Os reagentes são substâncias elementares. Exemplo: síntese do amoníaco.
Reações de síntese parcial- os reagentes são substâncias elementares e compostas ou só substâncias compostas, exemplo: síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado.
Com base nas reacções de síntese executam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Os sais são compostos químicos resultantes da ligação entre um catião e um anião, formados por ação de um ácido forte sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros iões positivos.
Os sais podem ser classificados consoante o número de aniões e catiões que possuem. Diz-se que um sal é complexo quando na sua constituição possui iões complexos. Estes iões são formados por um catião metálico