Qual a import ncia da preserva o dos fatos hist ricos para a pedagogia
Para a pedagogia, é de extrema importância a conservação dos fatos históricos, pois, trata-se do início de nossa história, marcas deixadas por grandes homens e mulheres que fizeram por onde a serem lembrados.
E cabe a nós pedagogos levar a diante esses fatos históricos para que seja passado de geração em geração nossos patrimônios culturais.
Preservando nossos fatos históricos estaremos preservando o início de nossas identidades, essas que deixaram práticas que com o decorrer dos anos foram se aperfeiçoando e se desenvolvendo com novos recursos.
Ainda hoje os Parâmetros Curriculares Nacionais são muito criticados por vários profissionais, por terem sido elaborados de cima pra baixo, como se fosse um referencial a ser seguido, no decorrer do processo observou-se que deveriam ter sido realizados mais encontros e congressos com uma participação maior de professores para poder amadurecer proposta.
Fugindo um pouco à realidade da Educação brasileira o documento esteve um pouco distante da realidade educacional deste país, ele apresenta ainda ideias e ideais ultrapassadas, mais também acrescenta coisas inovadoras como a utilização de novas linguagens para a apreensão do conhecimento, o envolvimento maior do corpo discente no processo de aprendizagem, sendo que agora ele é um elemento ativo e construtor do saber. O PCN de História deveria, no entanto, atentar as novas pesquisas históricas, atualizar-se melhor, quebrar com os paradigmas e dogmas que sustentam a ideologia do Estado, para que o aluno se liberte dos discursos demagógicos e esteja inserido no processo de ensino como protagonistas e não como meros espectadores reprodutores de um discurso alienante.
O Estado por sua vez deve deixar de lado suas utopias e trabalhar para melhorar as condições de ensino, as estruturas das escolas, universidades e centros de pesquisas; deve promover cursos de aprimoramento e atualização dos professores,