Modelo de Petição Inicial
FULANA DE TAL, brasileira, viúva, aposentada, inscrita sob o RG nº 0123456789 e sob o CPF nº 000.123.456-78, residente e domiciliada na Rua Santa, 1245, Bairro Poço Três, São Jerônimo/RS, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio de sua advogada que esta subscreve, ajuizar
AÇÃO DE RESTITUIÇÃO DE INDÉBITO c/c INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS em face de
BANCO DO ESTADO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 92.123.067/0001-00, situada na Rua Caldas, nº 01, Centro, Porto Alegre/RS, Cep 90.018-900, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
I. DOS FATOS:
A autora verificou, em consulta a extrato bancário da conta corrente que mantém junto ao Banco do Brasil, a mesma através da qual recebe benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte, que diversos débitos não reconhecidos vinham sendo realizados.
Diante do fato supracitado, dirigiu-se a uma agência do INSS, na qual solicitou e recebeu os extratos concernentes aos empréstimos consignados atrelados aos benefícios que recebe, e verificou a existência de operações junto ao Banrisul, as quais não realizou.
Em vista da situação incômoda e desagradável dirigiu-se, então, a agência do Banrisul no município de São Jerônimo, a fim de cancelar os descontos não autorizados, bem como solicitar a devolução dos valores indevidamente descontados.
Na agência, relatou seu caso a atendente, a qual verificou que a demandante não é cliente bancária, e enviou mensagem eletrônica – cópia juntada -, para colegas de outro setor, relatando a situação, e solicitando informações a respeito.
Saliente-se que a consulta supramencionada fora realizada em 18 de março de 2015 e até a data de propositura desta Ação não havia resposta. Para ilustrar o que se expõe, as tabelas 1 e 2, abaixo, apresentam, de forma sucinta, os descontos realizados nos benefícios previdenciários que recebe a