Relat Rio FQ
Reações de Precipitação
3 de março de 2015
Carolina Meneses Oliveira
8º ano Turma C nº4
10 de março de 2015
Objetivo da atividade prática
A atividade realizada teve como objetivo identificar reações de precipitação.
Introdução
Uma reação de precipitação dá-se quando ao misturar-se dois sais solúveis se forma uma nova substância menos solúvel – precipitado.
As reações de precipitação são representadas por equações químicas de palavras (duas substâncias aquosas dão origem a uma substância sólida e a uma substância aquosa).
Materiais utilizados
Tabela com instruções
Folha de acetato
Reagentes:
Sulfato de cobre II
Cloreto de ferro III
Nitrato de chumbo
Nitrato de prata
Cloreto de bário
Hidróxido de sódio
Carbonato de sódio
Iodeto de potássio
Procedimentos
(Sulfato de cobre II (aq) + Cloreto de bário (aq) Sulfato de bário (aq) + Cloreto de cobre (aq))
Adicionou-se quatro gotas de sulfato de cobre II no estado aquoso formando uma bolha de cor azul translúcido. Seguidamente juntou-se três gotas de cloreto de bário no estado aquoso verificando-se que o azul se tornou leitoso. Nesta reação não se deu qualquer precipitado, originando assim sulfato de bário no estado aquoso e cloreto de cobre, também no estado aquoso.
(Cloreto de ferro III (aq) + Cloreto de bário (aq) Cloreto de bário (aq) + Cloreto de ferro (aq))
Adicionou-se quatro gotas de cloreto de ferro III no estado aquoso formando uma bolha amarela. Seguidamente juntou-se três gotas de cloreto de bário no estado aquoso verificando-se que o amarelo se tornou mais transparente. Nesta reação não se deu qualquer precipitado, originando assim cloreto de bário no estado aquoso e cloreto de ferro, também no estado aquoso.
(Hidróxido de sódio (aq) + Sulfato de cobre II(aq) Hidróxido de cobre (s) + Sulfato de sódio (aq))
Adicionou-se quatro gotas de hidróxido de sódio no estado aquoso formando uma bolha de cor azul translúcido. Seguidamente juntou-se três