Relat Rio Fisica 01
O relatório a seguir é referente ao estudo do experimento 01 de física da AEDB de Resende, relatado no dia 04 de março de 2015, por orientação do professor Evandro, que tem por objetivo o uso dos instrumentos de medida.
Através de estudos feitos em laboratório, o experimento a seguir-nos mostra como são feitas as medidas tempo, peso e massa. Em laboratório são feitos grupos pra que se possam obter respostas diferentes, e com isso se obtém uma média entre os alunos.
1.1 MEDIDAS DE COMPRIMENTO
O comprimento é a grandeza física que expressa a distância entre dois pontos. Na linguagem comum se costuma diferenciar a altura (quando se refere a um comprimento vertical) e a largura (quando se fala de um comprimento horizontal). O comprimento é uma medida de uma só dimensão, enquanto a área é uma medida de duas dimensões (comprimento ao quadrado), e o volume é uma medida de três dimensões (comprimento ao cubo). Em muitos sistemas de medidas, o comprimento é uma unidade fundamental, do qual derivam outras unidades.
O metro (m) é a unidade fundamental de comprimento do Sistema Internacional de Unidades (SI). O metro, assim como outras unidades de medida, admite múltiplos e submúltiplos. Como exemplo de um múltiplo do metro temos o quilômetro, cujo símbolo é (km) e como submúltiplo temos o centímetro (cm) e o milímetro (mm).
1.2 MEDIDAS DE TEMPO
O tempo é a grandeza física diretamente associada ao correto sequenciamento, mediante ordem de ocorrência, dos eventos naturais; estabelecido segundo coincidências simultaneamente espaciais e temporais entre tais eventos e as indicações de um ou mais relógios adequadamente posicionados e sincronizados.
No Sistema Internacional de Pesos e Medidas o segundo é a unidade de medida de tempo, cujo símbolo é (s). Assim como o metro, o segundo também admite múltiplos, como por exemplo, o minuto (min) e a hora (h), e submúltiplos, como o milissegundo (1 ms = 10-3), o microssegundo (1μs = 10-6) e o nanossegundo (1 ns =