Relat rio experimento 05 inorg
1061 palavras
5 páginas
Universidade Federal de UberlândiaInstituto de Química
Curso: Química Industrial
Semestre: 2015/1
Disciplina: Química Inorgânica 3 Experimental
Experimento 05: Medidas de Condutância de Compostos de Coordenação
Professor: Gustavo Von Poelhsitz
Alunos:
Jhonathan Souza RA: 11311QID011
Nayane Duarte Ribeiro RA: 11211QID023
Uberlândia-MG
Maio/2015
1- Introdução
Durante muitos nos não se conseguiu compreender a estrutura dos complexos, pois as regras clássicas de valência eram insuficientes. Afim de explicar a natureza das ligações químicas nestes compostos, foram desenvolvidas algumas teorias e a mais eficaz foi a teoria de coordenação proposta por Alfred Werner, que se baseou experimentalmente nas medidas de condutividade de alguns compostos contendo aminas em solução aquosa.
A condutometria baseia-se em medições de condutância das soluções iônicas. Essa condutância resulta da soma da contribuição individual de cada íon presente na solução; trata-se, portanto, de uma propriedade que não depende de reações específicas ao nível de um eletrodo. A análise condutométrica pode ser direta, quando a concentração do eletrólito é determinada através de uma única medição de condutância da solução, ou relativa (titulações condutométricas), quando se procedem medições das variações da condutância no decorrer de uma titulação e, através delas, estabelece-se o ponto final da titulação.
Antes de se fazer uma medida condutométrica direta para a determinação da concentração de um analito, é necessário determinar a constante de cela. Na prática, para determinação da constante de cela, faz-se uso de soluções padrões, cujas condutividades específicas a 25ºC sejam bem estabelecidas. Em geral usa-se soluções padrões de KCl. No entanto, pode-se mostrar que não é necessário conhecer-se o valor da condutividade específica da solução. Basta conhecer com bastante precisão a concentração de KCl da solução a ser utilizada.
A condutância