Relat rio do Document rio
Nome: Anne Carolinne siqueira
Turma: 2ª Informática Consuelo
Transamazônica
De certa forma. A estrada construída que se inicia no Nordeste e acaba no Acre, constituía 5.300 km de extensão que tinha como principal objetivo de ligar outros estados à região Amazônica.
Pessoas então saíram do Nordeste e outras regiões em direção a Amazônia em busca de uma vida melhor, no entanto, ao chegarem e começarem a trabalhar encontraram dificuldades, pois o governo fazia propagandas sobre a mão de obra e trabalho no local e quando os trabalhadores chegavam, não eram existentes as coisas boas divulgadas.
Na época tiveram muitas mortes por questão de brigas internas e pelo trabalho perigoso.
BR-174 sobre uma área indígena
Com a construção da BR-174 que passava sobre uma área indígena, os homens que ali estavam para construir a estrada tentaram uma negociação com os indígenas propondo que eles se afastassem da estrada. Contudo, os Indígenas não aceitaram e se iniciou uma discussão que logo causou batalhas entre trabalhadores e índios levando muitas mortes no conflito.
Serra-Pelada
A cidade de Curionópolis, que antes era apenas um vilarejo se tornou no futuro um garimpo marcante na história por ser o maior garimpo de ouro do mundo.
Logo após da descoberta do ouro no locas a notícia se espalhou rapidamente por todo o Brasil. No inicio da descoberta havia 20 mil habitantes. Após algumas semanas a noticia se espalhou e ali já estavam 60 mil garimpeiros.
O garimpo de Serra-Pelada foi também caracterizado pelas mortes que chegavam a 15 mortes por dia. No garimpo também houve um grande numero de prostitutas chegando a um numero de 5 mil.
Então em 1990, o Presidente Fernando Collor decide fechar o garimpo alegando que no local havia muitas mortes e que a extração de ouro já não era mais a mesma. No entanto, ainda hoje existem extrações ilegais de ouro no garimpo. Jari
O SIVAN foi criado com o objetivo de