Relat rio de Zoologia Final
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DIVERSIDADE BIOLÓGICA – 2015.1
DESCRIÇÃO DA FAUNA OBSERVADA NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE ECOSSISTEMAS TERRESTRES NAS PROXIMIDADES DO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI
REINALDO MOREIRA DIAS
FORTALEZA
Junho de 2015
1. INTRODUÇÃO
As aulas práticas realizadas em Pentecoste e Aquiraz tiveram como objetivo abordar os ambientes de caatinga e mata de tabuleiro, bem como sua fauna e flora característicos, assinalando as semelhanças e diferenças entre esses ecossistemas.
A mata de tabuleiro é encontrada em planícies paralelas a faixa costeira, é, por isso, uma mata úmida, graças aos ventos carregados de vapor de água que sopram do mar, abriga uma flora típica da caatinga e do cerrado, contando também com uma fauna diversa com várias espécies de mamíferos, aves e répteis. No estado do Ceará está restrita a poucos locais devido a urbanização das zonas litorâneas.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, localizado na Região Nordeste do país. É a região semiárida mais rica em fauna e flora do mundo, contendo um elevado número de endemismos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana estépica, entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipos de solo e relevo. A fauna possui baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas.
2. METODOLOGIA A metodologia utilizada consistiu na caminhada por trilhas já existentes em cada local visitado, obtendo registro fotográfico da fauna e flora observada, e consulta aos docentes presentes para maiores informações referentes a estas, e posteriormente busca em livros e sites para a obtenção de conhecimento complementar.
3. RESULTADOS
3.1 Animais encontrados
Bicho-Pau
Os bichos-pau tem corpo longo e fino podendo atingir mais de 30 centímetros de comprimento, possuem 3 pares de patas e geralmente dois pares de asas, apesar de alguns não