2 Trabalho De Instrumentos De An Lise Econ Mica
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA : INSTRUMENTOS DE ANÁLISE ECONÔMICA
PROFESSOR: Igor Alexandre Clemente de Morais
2º TRABALHO
16/novembro/2005
Grupo 1 Suponha que você queira estimar a equação de demanda por ferros elétricos no Brasil durante dos anos de 1994 e 2002. Para tanto, faz uso das seguintes séries de tempo:
Qf = quantidade vendida de ferros automáticos. Fonte: www.ipeadata.gov.br no tema “consumo e vendas”;
Pf = variação percentual do preço do ferro elétrico. Fonte: www.ibge.gov.br em sidra, INPC, variação percentual, item 3201007 (ferro elétrico).
P = variação percentual do INPC. Fonte: www.ibge.gov.br em sidra, INPC, variação percentual.
Y = renda disponível. Dada a dificuldade em se encontrar este valor mensalmente (no ipea tem trimestral), optou-se por utilizar o salário mínimo real. Fonte: www.ipeadata.gov.br no tema “salário e renda”;
Grupo 2 Suponha que você queira estimar a equação de demanda por liquidificadores no Brasil durante dos anos de 1994 e 2002. Para tanto, faz uso das seguintes séries de tempo:
Ql = quantidade vendida de liquidificadores. Fonte: www.ipeadata.gov.br no tema “consumo e vendas”;
Pl = variação percentual do preço do liquidificador. Fonte: www.ibge.gov.br em sidra, INPC, variação percentual, item 3201012 (liquidificador).
P = variação percentual do INPC. Fonte: www.ibge.gov.br em sidra, INPC, variação percentual.
Y = renda disponível. Dada a dificuldade em se encontrar este valor mensalmente (no ipea tem trimestral), optou-se por utilizar o salário mínimo real. Fonte: www.ipeadata.gov.br no tema “salário e renda”.
Grupo 3 Suponha que você queira estimar a equação de demanda por refrigeradores no Brasil durante dos anos de 1994 e 1999. Para tanto, faz uso das seguintes séries de tempo:
Qr = quantidade vendida de refrigeradores. Fonte: www.ipeadata.gov.br no tema “consumo e vendas”;
Pr = variação percentual do preço do refrigerador. Fonte: