Econometria Trab
Vinicius de Bitencourt Miraflores
Felipe Cabral
Luís Fernando
Antônio Jéferson
Luíz Enrique
Canoas - 2006
MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Econometria, do curso de Ciências Econômicas, do Centro Universitário La Salle, ministrada pela prof.Igor Alexander de Moraes.
Vinicius de Bitencourt Miraflores
Felipe Cabral
Luís Fernando
Antônio Jéferson
Luíz Enrique
Canoas – 2006
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1 Objetivo 5
2 Metodologia 5
Heteroscedasticidade: 5
Teste de BP (Breusch-Pagan) 5
Teste de Goldfeld e Quandt 6
Autocorrelação 7
O teste de Durbin-Watson 7
O teste do Multiplicador de Lagrange (LM) 7
O TESTE DE JARQUE-BERA 8
Teste de BP (Breusch-Pagan) 9
Referências 12
INTRODUÇÃO
As medidas de concentração de mercado permitem avaliar as características competitivas entre as indústrias. Dessa forma, quanto mais alta for a concentração, maior será a interdependência entre as empresas elevando assim, a probabilidade das empresas que detém maior parcela do mercado de se comportarem como oligopolistas. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de aplicar as medidas de concentração, buscando, analisar os possíveis resultados refletidos pelos modelos: Hirschmann-Herfindalh, Índice de Rosenbluth, Entropia de Theil e Razão de Concentração. Essas serão as quatro medidas de concentração abordadas.
1 Objetivo
O presente trabalho visa verificar aplicar técnicas, estatísticas utilizadas para verificar possíveis problemas que os dados de um modelo podem apresentar, tais como: Heteroscedasticidade, autocorrelação, instabilidade nos coeficientes.No tocante a homoscedasticidade será utilizado os teste Breusch-Pagan(BP) e Goldfeldt e Quandt, com relação a auto correlação dos resíduos, serão abordados os teste Durbin-Watson(D-W) e o teste do Multiplicador de Lagrenge(LM). Por fim, no tocante a instabilidade nos parâmetros e normalidade, utilizar-se-á os testes Chow e