RELAT RIO DE QUIMICA
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................2
2 MATERIAL USADO..........................................................................................3
3 PROCEDIMENTO.............................................................................................3
4 RESULTADO E DISCUSSÃO..........................................................................4
5 CONCLUSÃO...................................................................................................5
REFERÊNCIAS...................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Em 1913, o físico dinamarquês, Niels Bohr, refletiu sobre o dilema do átomo estável. Segundo ele deveria existir princípios físicos, ainda desconhecidos, que descrevessem os elétrons nos átomos.
Segundo Russel (1981), Bohr admitiu que quando uma substância que é aquecida e emite luz, assim faz porque seus átomos absorveram energia da chama. Assim, ele sugeriu que são os elétrons que absorvem energia e a seguir a reemitem como luz. Bohr ainda questionou por que a radiação é limitada a curtos comprimentos de onda específicos, cada um dos quais produz uma linha no espectro dos elementos. Deduziu assim, que estes somente resultariam se a “a energia de um elétron em um átomo fosse quantizada”.
O teste de chama é um experimento químico que permite identificar íons cátion através do aquecimento de uma amostra. Esse processo baseia-se na propriedade de quantização de energia dos elétrons, que se dá quando um elétron é submetido a uma fonte de energia adequada, podendo sofrer mudança de um nível de energia baixo para outro mais externo, que é o seu estado excitado. Esse estado é de curta duração, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental, liberando a energia adquirida durante a excitação, na forma de radiação visível do espectro eletromagnético, em que o olho humano consegue detectar.