Relat rio de Quali 2
Química Analítica Qualitativa
Prof. Dr. José Anchieta Gomes Neto
2ª prova prática
Helena Caldas Lopes de Faria - RA: 141140445
Araraquara - 2015
INTRODUÇÃO
A amostra escolhida, de número 18, possuía os seguintes aspectos físicos: sal esbranquiçado e úmido, e continha 5 íons: Cl-, CH3COO-, NH4+, Mg2+, Sr2+.
O cloro é um elemento que faz parte do grupo dos halogênios e está entre um dos não-metais mais reativos. Seus sais são, na maioria, higroscópicos e muito solúveis em água, com a importante exceção do cloreto de prata. Os sais de acetato também são geralmente solúveis em água. Uma das principiais características relacionadas a esse ânion é o cheiro característico do ácido acético.
Os de amônio, apesar de não metálicos, possuem propriedades semelhantes aos dos metais alcalinos: são brancos e solúveis em água, porém podem liberar o gás NH3 em algumas reações.
O magnésio e o estrôncio são cátions que fazem parte do Grupo II, acompanhados do cálcio e do bário. Eles apresentam propriedades semelhantes, sendo o magnésio o que mais destoa do grupo devido a seu pequeno tamanho. Este não apresenta nenhuma coloração à chama do bico de Bunsen. Em contrapartida o estrôncio apresenta coloração vermelho carmim. Ambos, em solução, não hidrolisam e não apresentam coloração.
OBJETIVO
Identificar os íons presentes em uma amostra desconhecida por meio de testes e separações já praticados anteriormente.
DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL E CONCLUSÕES
Os testes foram realizados tanto na amostra sólida, como na amostra solubilizada. O procedimento utilizado para solubilizá-la foi adicionar duas pontas de espátula da amostra sólida a meio tubo de ensaio com água destilada.
O pH, medido com papel universal, era em torno de 6.
Cloreto:
Para identificar este ânion foram realizados dois testes: o teste na amostra sólida, e o na amostra solubilizada.
O primeiro possibilitou a identificação do cloreto devido à mudança de cor do