Relat rio de Qu mica
Introdução
O experimento consiste em aprender e aperfeiçoar as técnicas de manuseio dos equipamentos do laboratório, prestando atenção nos tipos de materiais utilizados e na composição das soluções utilizadas nos experimentos. Para se realizar um experimento, deve-se tomar cuidado com algumas questões, como as embalagens onde são armazenadas as soluções, qual o local adequado para descartar os resíduos após sua utilização, a limpeza correta e secagem dos materiais de vidro após sua utilização e qual o melhor instrumento de medição, que vai depender da precisão que se necessita no teste.
Métodos
Após a apresentação visual dos equipamentos do laboratório, observando qual o mecanismo de funcionamento de cada um, começamos a praticar a utilização dos equipamentos de medição de volume e massa.
A) O primeiro teste foi utilizando o bulbo pipetador e a pipeta graduada. Realizamos o procedimento de medir diferentes volumes de água destilada, observando a altura do menisco em cada medida (deve-se observar a parte inferior do menisco). Após a medição, transferimos a solução para um Erlenmeyer, repetindo diversas vezes até compreendermos corretamente o funcionamento. Repetimos estes passos utilizando a pipeta volumétrica.
B) O segundo procedimento foi medir 50 ml de água destilada em uma proveta graduada, treinando também a observação do menisco. Após, foi realizada a transferência para um Béquer
C) O terceiro procedimento foi medir 50 ml de água destilada em uma proveta graduada e após transferir a quantidade para um Béquer. Observamos que no Béquer o nível ficou acima, visto que o Béquer é menos preciso que a proveta. Após, transferimos novamente a quantidade do Béquer para um Erlenmeyer, o qual também marcou uma quantidade maior, porém com diferença menor em relação ao Béquer. Comprovamos que a proveta é mais precisa que o Erlenmayer, que é mais preciso que o Béquer.
D) Fizemos algumas medições com a utilização da bureta, observando sua