Relat rio de Pr tica III Qui mica Org nica
CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS (CPCE)
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR: Dr. JOÃO SAMMY NERY DE SOUZA
LEITURA DE INSTRUMENTOS VOLUMÉTRICOS E
CÁLCULO DE DENSIDADE
Discente: Luana Soares Costa 2013960116
BOM JESUS – PI
2015
1. INTRODUÇÃO
Cálculo de Densidade
Nesta prática, foram feitas medidas de massa e volumes a fim de verificar a sensibilidade de cada um dos instrumentos mais comuns de uso no laboratório. Todos os valores deverão ser apresentados, de maneira correta, ou seja, mostrando a incerteza inerente a cada medida efetuada.
A relação entre a massa e o volume de um corpo qualquer recebe o nome de densidade, que pode ser matematicamente expressa como:
Perceba que tudo que é material possui densidade, não importando se é uma substância simples ou uma mistura, independentemente de seu estado físico. Uma gota de água pura, uma gota de água salgada ou mesmo o vapor da água ou um cubo de gelo possuem densidade, embora em cada uma das situações exemplificadas o valor dessa densidade varie.
Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão: Densidade = massa / volume A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite. A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
2. OBJETIVOS
2.1 Utilizar técnica adequada no manuseio dos materiais básicos de