Relat rio de microbiologia 1
Sumário 2
Objetivo 4
Revisão bibliográfica 4
Materiais e Metodologia 4
Resultados e discussões 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
As técnicas de contagem em placas permitem a visualização da formação de colônias a partir de um número “fixo” de células viáveis. Variando-se o tipo de meio de cultura e as condições de incubação pode-se selecionar o grupo, o gênero ou a espécie que se deseja contar.
A contagem de aeróbios mesófilos ou contagem padrão em placas em um produto alimentício detecta, em um alimento, o número de bactérias aeróbias e/ou facultativa e mesófilas (35 - 37° C), presentes tanto sob a forma vegetativa quanto esporulada.
Segundo a ICMSF (International Commission on Microbiological Specifications for Foods) o número de microrganismo aeróbios e mesófilos (contagem em placa) encontrado em um alimento tem sido um dos indicadores microbiológicos da qualidade dos alimentos mais comumente utilizados, indicando se a limpeza, a desinfecção e o controle da temperatura durante o processo de tratamento industrial, transporte e armazenamento foram realizados de forma adequada. Esta determinação permite também obter informação referente à alteração incipiente dos alimentos, sua provável vida útil, e a falta de controle no descongelamento dos alimentos ou desvios na temperatura de refrigeração estabelecida. [1]
A aplicação das técnicas de contagem tem por base o uso de diluições seriadas, obtidas a partir de homogeneização de amostras sólidas e semi-sólidas ou de inoculações diretas de amostras líquidas e de suas diluições. A partir das diluições são cultivados os microrganismos para seu isolamento.
Objetivo
Esta aula prática teve como intuito fazer a contagem total de microrganismos aeróbios mesófilos para detectar o número de bactérias aeróbias ou facultativas e mesófilas presentes na amostra de alimento.
Revisão bibliográfica
Alimentos são facilmente contaminados com microrganismos na natureza, durante manipulação e