Relat Rio De Coeficiente De Atrito
FÍSICA EXPERIMENTAL I EC3M
Experiência: Sistema de Forças com roldanas Realizado em 02 de maio de 2013
Professor:
André Gonçalves de Lima
Grupo:
Filipe Cestari
Giselle Figueiredo
Hissae Sakashita
Lucas Zortéa
Luis Paulo Machado
Pedro Bona
Vila Velha (ES), 09 de Maio de 2013
1. Objetivo
2. Mostrar através da montagem do equipamento que o uso das roldanas faz com que a força aplicada para levantar pesos seja reduzida o que torna o trabalho mais fácil, trabalhar com roldanas fixas e móveis.
3. Observar o deslocamento da carga com relação à força aplicada.
4. Problema Nesse experimento foi determinado o coeficiente de atrito estático de dois corpos homogêneos descendo um plano inclinado (rampa) Kernting, aonde a mesma tem um comprimento fixo e a sua altura (inclinação) varia em relação ao eixo vertical.
O procedimento foi posicionar o corpo (corpo 1) em cima da plataforma, partindo do repouso e em três diferentes posições, e inclinar a rampa, até que o mesmo começasse a deslizar. Ao iniciar o movimento, devíamos identificar o ângulo e rapidamente descer um pouco a rampa, ate que o corpo atingisse o equilíbrio mais uma vez, e lentamente, inclinar a rampa novamente a fim de atingir a inclinação crítica e assim deixar o corpo terminar de descer a rampa. Após feito, esse procedimento foi todo repetido para um outro corpo (corpo2), diferente do primeiro. Uma outra parte do ensaio foi novamente o anotar a inclinação crítica, refazendo todo o processo antes descrito, só que desta vez, com um corpo que apresentava uma menor área de contato (corpo 3). A última etapa do experimento foi identificar o atrito estático na horizontal. Com o auxilio de um dinamômetro fixado em uma extremidade e preso ao corpo (corpo 1) na outra, o procedimento se resumia a puxar o corpo lentamente e observar o momento em que ele iniciava o seu movimento e antar o valor da força no