Relat rio de Ceme 2
ENGENHARIA ELÉTRICA
KARINA RUFO BARBOSA - 11111102703
EXPERIMENTO: GERADOR DE CORRENTE CONTINUA COM EXCITAÇÃO INDEPENDENTE
ACIONADO POR UM MOTOR ASSINCRONO DE ROTOR BOBINADO (ANEIS).
Trabalho proposto durante o curso ao curso de Graduação de Eng. Elétrica da Universidade de Mogi das Cruzes a fim de solidificar os conhecimentos sobre Motor de Corrente Contínua com Excitação Independente, durante o Curso de CEME II
Prof° Orientador: Mario Cesar G. Ramos
Mogi das Cruzes, Julho 2015
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. Componentes da Máquina de Corrente Contínua 3
1.2. Gerador de Corrente Contínua 6
1.3. Excitação do Campo 8
2. OBJETIVO 9
3. MATERIAIS UTILIZADOS 10
4. METODOLOGIA 12
5. CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
As máquinas de corrente contínua possuem características construtivas muito semelhantes, tendo apenas como diferença a maneira de conversão de energia em suas utilizações, os motores convertem energia elétrica em energia mecânica de rotação, já os geradores convertem energia mecânica de rotação em energia elétrica. É importante lembrar que não existe diferença construtiva entre o gerador e o motor, exceto pela direção do fluxo de potência.
1.1. Componentes da Máquina de Corrente Contínua
A figura abaixo mostra o corte de uma máquina CC comercial típica, simplificada para dar ênfase às partes principais. As partes principais dos geradores e motores de corrente contínua são basicamente as mesmas:
Abaixo temos uma vista explodida de uma máquina CC comercial típica, apresentando detalhes dos seus componentes em perspectiva.
O estator é formado por:
Carcaça - É a estrutura suporte do conjunto e tem a finalidade de conduzir o fluxo magnético.
Pólos de Excitação - Tem a finalidade de gerar o fluxo magnético. São constituídos de condutores enrolados sobre núcleos de chapas de aço laminadas cujas extremidades possuem um formato que se ajusta a armadura e são chamadas de sapatas polares.
Pólos de