Relat Rio De Campo Salvo Automaticamente
Professora: Cassiana Michelin
Bruno Dapper Soares
Rafael Schafer de Souza dos Santos
São Leopoldo, novembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
Este relatório é referente a saída de campo realizada no dia 30 de Agosto de 2014, da disciplina de Geologia de Engenharia, do curso de Engenharia Civil da Unisinos, ministrada pela Professora Cassiana Michelin. Nesta visita, teve-se como possibilidade visualizar os afloramentos, formações geológicas e formular noções da geologia local. O objetivo principal é relatar os conhecimentos adquiridos nesta saída, bem como a descrição dos diversos afloramentos geológicos observados em campo.
Foram selecionados três locais como área de estudo, todos na região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro a ser visitado foi a Pedreira Vila Rica - BR386 - Tabai Canoas KM 415 Vendinha
Montenegro - RS – Brasil, o segundo local foi uma pedreira desativada em São Sebastião do Caí, as margens da RS122 - KM 12, o último lugar foi um afloramento em Porto Alegre, na Av. Bento Gonçalves, nº 9500, em frente ao campus agronomia da UFRGS.
Fig. 1. Locais visitados na saída de campo.
Legenda: - Vermelho – Unisinos - Azul – Pedreira Vila Rica - Verde – Pedreira desativada
- Laranja – Afloramento Av. Bento Gonçalves - POA
2. GEOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
O Rio Grande do Sul está localizado em sua grande parte sobre a Bacia Sedimentar do Paraná, sendo constituída como uma das três maiores bacias sedimentares brasileiras, abrangendo importante período do Paleozóico ao Cenozóico.
A geologia regional foi descrita com resultado de diversos processos que ocorreram nas diferentes eras e períodos, os quais são: movimentação e colisão de placas tectônicas, transgressões e regressões marinhas, as extrusões de lavas dos vulcões, todos estes processos influenciaram na formação do estado.
O Planalto Meridional ou Serra Geral caracteriza-se por uma sequência espessa de rochas basálticas oriundas de derrames magmáticos ocorridos