Relat rio de aula dia 08 05
Instituto de física Química experimental
Relatório aula prática: 08/05/2015.
Daniell Rodrigues Alves
Edson Mendes
Davidson Sidney de Araujo
Tiago Peron
1. Introdução
Todas as reações químicas tendem a alcançar o equilíbrio, no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidas até que seja quase impossível de se medir.
O equilíbrio químico é um estado dinâmico, que consiste em dois processos opostos que ocorrem exatamente na mesma velocidade.
Equilíbrios químicos com reagentes e produtos na mesma fase são chamados de equilíbrios homogêneo, como equilíbrio líquidolíquido. E equilíbrios que apresentam mais de uma fase são chamados de equilíbrio heterogêneo, como equilíbrio sólidolíquido, ou sólidogasoso.
De acordo com o princípio de Le Chatelier, quando um sistema em equilíbrio é interferido por um agente externo, o equilíbrio deslocase no sentido contrário a fim de minimizar esta perturbação. Por exemplo, se adicionarmos mais reagente a uma reação em equilíbrio, esta tende a formar mais produto, se retirarmos reagente, mais reagente será formado.
2. Objetivo
Comprovar experimentalmente a existência de um estado de equilibrio químico. Observar a obediência dos sistemas em equilíbrio ao princípio de Lê Chatelier. Estudar o efeito da temperatura no valor da constante de equilibrio de uma reação.
3. Materiais
● 12 tubos de ensaio
● Pipeta volumétrica
● Água destilada
● Etanol
● NaCl
● nbutanol
● Cromato de potássio
● HCl
● Dicromato de potássio
● NaOH
● BaCrO
4
4. Procedimento de execução
A) Equilíbrio entre um sólido e um líquido. água e sacarose/ etanol e sacarose
Foi separado dois tubos de ensaio e foi adicionado 10 gotas de água destilada em um e 10 gotas de etanol em outro. Depois foi acrescentado alguns cristais de