Atividade Antropologiaa
806 palavras
4 páginas
1) Explique como se dá a relação entre liberdade e dever na filosofia de Immanuel Kant e mostre em que sentido a elucidação dessa questão constrói na história do pensamento uma nova noção de autonomia.Para Kant1 a liberdade2 e o deve3r estão relacionados de forma oposta, isto é, minha liberdade é determinada pelo motivo pelo qual eu pratico um dever. O dever quando praticado sem visar um fim, um resultado esta desvinculado do mundo físico, material, logo é um dever exercido em condição de liberdade plena. Pois para Kant a liberdade é o fim maior do ser humano. A felicidade não alcança o patamar da liberdade, pois é contingente e subjetiva, dependente de variáveis que fogem ao controle do humano. A liberdade verdadeira é de certa maneira a forma que o homem pode acessar seu númeno4. A liberdade, a autonomia são elementos relevantes e basilares de sua teoria moral, para Kant o homem justifica sua racionalidade pelo desenvolvimento de sua autonomia que é em ultima análise a moralidade que o permitirá ser digno da felicidade.
Para Kant a razão é uma ferramenta dada ao homem e é seu diferencial dentro da Criação; a razão não é uma ferramenta destinada a fazer melhor uso dos meios naturais de subsistência ou para a sobrevivência da espécie, para isto segundo o autor os instintos seriam suficientes. A razão e seu uso são fundamentais para entender a natureza e pelo uso deste entendimento orientar os instintos. Para Kant nosso entendimento é fruto de categorias que nos são dadas a priori de forma universal e com a sensibilidade são utilizadas pelo homem para criar leis que possibilitam o entendimento do mecanicismo da natureza. Sobre esta concepção de homem legislador Kant irá fundar a ideia de liberdade humana.
Kant interpreta o mundo5 como dois níveis distintos, o das coisas e seres irracionais que servem ao homem e os seres racionais que se servem deste mundo material como meio para seus fins. Na esfera dos seres racionais o homem é um fim em si mesmo,