Relat rio de Agregado Mi do
Agregados para Construção Civil são materiais minerais, granulares, inertes, utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações (Residenciais, Comerciais, Industriais e Institucionais). Os agregados mais comuns são pedra britada, areia e cascalho, e são as substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo. O termo agregado deriva do fato de a areia e a brita são utilizados para a fabricação de produtos artificiais resistentes mediante a mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos, e desta forma, respectivamente, serem agregados ao cimento para a fabricação do concreto e ao betume (piche) para formar o asfalto. Também se enquadram nesta definição os materiais granulares rochosos para pavimentos com ou sem adição de elementos ativos, lastro de ferrovias e enrolamentos para proteção à erosão hidráulica. Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos de rochas sedimentares como arenitos e siltitos, sedimentos inconsolidados ou mantos de alteração de rochas, além de rochas metamórficas como os quartizitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, sienitos, basaltos e diabásios. (CERQUEIRA,2003)
Os ensaios aqui apresentados têm por objetivo caracterizar o agregado miúdo utilizado como amostra, através de procedimentos com base em suas normas pertinentes. Os ensaios foram realizados no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/Ulbra, entre os dias 13/02/2015 e 27/02/2015.
2. Ensaios
2.1 Massa Unitária
Quando o agregado deve ser quantificado em volume, é necessário conhecer a quantidade de material que preenche um recipiente com capacidade igual à unidade de volume. Essa grandeza é conhecida como massa unitária do agregado, e a massa especifica é usada para transformar quantidades em massas para quantidades em volume. (NEVILLE, 1997)
Este ensaio