RELAT RIO AVES
Curso Nutrição
Disciplina Técnica Dietética
Professora Vânia Marisa Da Silva Vasconcelos
CALOR SECO: FRANGO ASSADO
TERESINA,
OUTUBRO DE 2014
Andresa Maria Cavalcante de Araújo
Bruna Moura de Carvalho
Daniela Sousa Silva
Elinayara Pereira da Silva
CALOR SECO: FRANGO ASSADO
TERESINA,
OUTUBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Refere-se a aves domesticas ou de caça, utilizadas na alimentação. Os tipos mais comuns são frango, peru, pato, marreco, ganso, faisão, galinha da angola, codorna, perdiz, pombo e chester. O frango é a mais comum das aves. Pode ser classificado em quatro tipos, conforme o tamanho e a idade do animal. (PHILIPPI, 2006).
As Aves fornecem ao corpo humano com uma gama alta de nutrientes e vitaminas. As Aves fornecem ao corpo com proteínas, vitamina B, incluindo a tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina, vitamina E, zinco, ferro e magnésio. A proteína é essencial para o corpo humano, porque ajuda a construir ossos saudáveis, músculos, pele, cartilagens e células do sangue (ORNELLAS 2001).
Frango de leite ou galeto: Ave de até três meses de idade, com cerca de 600g de peso. Tem carne macia com cartilagem e ossos moles, pouca gordura e gosto não muito forte. As melhores formas de preparo são grelhadas, frito ou assado (PHILIPPI, 2006).
Frango comum: Tem entre três e sete meses e chega a pesar mais d e1kg. Em geral, são animais machos, pois as fêmeas são destinadas à postura dos ovos e apenas são abatidas quando ficam adultas. A carne tem sabor mais acentuado, os ossos são firmes e as cartilagens mais duras que as do galeto. O frango pode ser consumido assado, grelhado, frito ou ensopado (PHILIPPI, 2006).
Galo ou galinha: São as aves com mais de sete meses, e que pesam cerca de 1,5 kg. A carne é saborosa, variando segundo a raça e