Relat rio AVA AGENDA 21
E sua importância para o mundo
O ser humano é uma criatura curiosa, pois não para de se transformar e irradiar tal transformação ao ambiente que lhe cerca. Desde os primórdios da descoberta do fogo para iluminar e aquecer; da roda, para transportar e se locomover ou da criação de leis e hierarquia e governos para liderar e governar... Tudo isso se dá pela imensa necessidade humana de transformação.
Com o tempo, o homem descobriu o preço de tais transmutações ao ambiente que comporta a sociedade que se consolidara, pois a natureza responde as imprudências e abusos por nós cometidos.
Nos dias atuais, buscamos desesperadamente soluções que visam retardar as moléstias causadas por nós. Por conta de toda a mudança em nosso mundo desde que nele existimos, o meio ambiente sofre consequências.
O real problema não são as mudanças em si, mas a intensidade e o curto período em que acontecem. A impaciência do homem não permite a recuperação dos recursos naturais, causando problemas e ameaçando nossa existência.
Efeito estufa, desmatamento, enchentes, tufões, tsunamis e tempestades são apenas alguns exemplos da força da natureza e do desequilíbrio assustador em que a deixamos. O ser humano agora cria tratados e acordos para que diminuindo a agressão à natureza, possamos dar a mãe terra tempo para se reestabelecer e finalmente viver em paz conosco.
Uma dessas medidas preventivas se trata da Agenda 21, que consiste em um instrumento de planejamento conjunto do governo com a sociedade civil, para analisar os problemas sociais, econômicos locais e debater sobre soluções desses problemas com ações concretas que priorizem o desenvolvimento sustentável local.
Cada pais estabelece que “cada autoridade em cada pais implemente uma Agenda 21 local. O maior desafio é ter a cooperação de todos para juntos, propor e concretizar idéias.
Além do apoio do governo, o auxilio de lares, organizações comunitárias, movimentos sociais, ONGs, produtores e empresas de pequeno e médio