Relat Rio Aurora
UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM BENTO GONÇALVES
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
BEATRIZ REHBAIM RIBEIRO
EDUARDA GARCIA FERREIRA
MARTA LUIZA DE SOUZA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
1 Introdução
Famosa pela produção de vinhos e seus derivados, a Serra Gaúcha
2 Desenvolvimento
Quando chegamos na vinícola fomos encaminhados à uma sala, onde foi apresentado um pouco da história da Aurora e uma pequena introdução sobre a produção de vinhos.
A- Um pouco sobre a história da empresa
Foi relatado que a cooperativa iniciou seus trabalhos em 14 de fevereiro de 1931, com o apoio de 16 famílias. Hoje, depois de 83 anos de tradição, a cooperativa conta com 1100 famílias. É uma relação de trocas múltiplas, pois a empresa sabe a importância do trabalho dessas pessoas e elas sobrevivem dessa cooperação.
B- A Aurora
A empresa recebe 50 milhões de quilos de uva por ano, o que gera em torno de 38 a 40 milhões de litros de vinho e outros.
Além disso, a infraestrutura impressiona: ela é a maior em setor de estocagem do Brasil, com capacidade para 70 milhões de litros. É formada por 2 centros tecnológicos e 3 unidades, sendo a matriz em Bento Gonçalves. A divisão de produção ocorre da seguinte maneira:
Unidade 1(matriz): engarrafamento e elaboração de vinhos finos e espumante;
Unidade 2(centro de Bento Gonçalves): produção de sucos de uva e destilados;
Unidade 3(Vale dos Vinhedos): produção de vinho de mesa e tratamento de efluentes (encanamento subterrâneo de 4,5 km que liga as 3 unidades).
Já os dois centros tecnológicos ficam em Bom Princípio e Pinto Bandeira.
É interessante ressaltar que todos os associados ficam num raio de 50 km da matriz. Em seguida a visita prosseguiu no processo de produção de vinhos, no qual ocorre em várias etapas, que serão explicadas a seguir:
1) As uvas chegam na