Relat Rio Anfoterismo

641 palavras 3 páginas
Procedimentos experimentais
- Anfoterismo
a) Em um tubo de ensaio colocou-se uma ponta de espátula de alumínio em pó. Logo após, se adicionou 1 ml de solução de HCl 6 mol. L-1.

Em outro tubo de ensaio adicionou-se também uma ponta de espátula de alumínio em pó, e misturou-se uma solução de NaOH 2 mol. L-1.

b) Em um Becker pequeno foi colocado 5mL de solução de cloreto de alumínio 1mol. L-1. Depois adicionou-se na capela 1mL de NH4OH concentrado. Agitou-se a mistura e descartou-se o sobrenadante. Foi pego dois béqueres pequenos e colocado um pouco do precipitado em cada. Em um deles adicionou-se 2mL de solução de NaOH 2mol. L-1, e no outro 1mL de solução de HCl 6 mol. L-1.
OBS: Não foi preciso fazer a mistura de AlCl3 e NH4OH, pois o professor Leonardo já havia preparado para experimentação e deixado o precipitado à disposição para ser usado.

Resultados e Discussões

a) No tubo de ensaio com HCl 6 mol. L-1 Foi observada uma grande efervescência com liberação de calor, e de forma muito rápida ocorreu a reação, com a liberação do gás hidrogênio.
Já no tubo de ensaio com NaOH 2 mol. L-1 No início não foi observado mudanças na reação, mas após um tempo, a reação ocorreu com a mesma veracidade da primeira, liberando também o gás hidrogênio.
Podemos observar o caráter anfótero do alumínio pois este reage tanto com a base (NaOH), quanto com o ácido (HCl) [1], e forma gás hidrogênio. Na reação com o ácido, o alumínio se comporta como base, e na reação com base, ele se comporta como ácido. O aumento de temperatura é perceptível em ambos os casos, evidenciando que as reações executadas são exotérmicas.
1ª reação: 2Al(s) + 6HCl(aq) → 2AlCl3 (aq) + 3H2 (g)
2ª reação: 2Al(s) + 2NaOH(aq) +4H2O(l) → 2NaAlO2 .2H2O(aq) + 3H2 (g)
Na reação com o ácido clorídrico, forma-se hidrogênio e cloreto de alumínio, já na reação com o hidróxido de sódio há a formação de hidrogênio e aluminato de sódio.
Para um elemento ser anfótero tem que haver caráter covalente. Compostos que tenham o

Relacionados