StoAgostinho
Santo Agostinho
"O beleza antiga e sempre nova, muito tarde te conheci, muito tarde te amei”...
Infância e Juventude
Aurelius Augustinus, Aurélio Agostinho ou como é mais conhecido Santo Agostinho, nasceu em
Tagasta, cidade da Numídia na África, de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai, Patrício, era pagão, e recebeu o batismo pouco antes de morrer; sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã fervorosa, e exercia sobre o filho uma notável influência religiosa. Com a idade de 8 anos, sofreu um mal súbito que quase lhe tira a vida. Foi atacado por uma doença do estômago incomum e o tratamento parecia não surtir efeito, levando a família a pensar que a morte venceria inevitavelmente. No meio dos incômodos da doença, o menino pediu para ser batizado.
Naquela época era costume batizar as pessoas depois de adultas, já suficientemente doutrinadas com os conhecimentos fundamentais da religião. Contudo era uma emergência, a sua vida extinguia-se e a mãe preocupada pediu à Igreja que lhe administrasse o Sacramento do Batismo. Às pressas foram feitos todos os preparativos e quando tudo estava pronto para iniciar a cerimônia, sem qualquer explicação, a dor cessou e pouco tempo depois, ele estava completamente curado. Teria sido um milagre? Certo é que em vista do acontecimento, resolveram transferir o batizado, para quando ele tivesse mais idade, seguindo regularmente os costumes estabelecidos.
O menino crescia e sempre revelou grande vivacidade, nos ensinamentos e nas brincadeiras. No colégio mostrava-se um pouco desatento, sendo por isso castigado pelos professores. Com o passar dos anos, seus pais almejando um futuro brilhante para o filho, decidiram mandá-lo para uma escola famosa em Madaura, que possuía excelentes professores. Contudo, se por um lado a nova escola ofereceu-lhe uma aprendizagem eficaz e evoluída, por outro, sendo a maioria dos habitantes formada por gente aristocrática, corrupta e pagã, eram muito