Relat rio 1
Presença dos microrganismos no ambiente e nos objetos
Heloísa Raquel
Lorena – SP
Agosto, 2015
1. INTRODUÇÃO
O homem convive com inúmeras formas de vida no seu meio ambiente. Os microrganismos ocupam lugar de destaque tanto pelos benefícios como pelos malefícios que proporcionam ao homem, sendo encontrados na natureza em abundância e variedade de formas. Para que os mesmos sejam cultivados artificialmente é necessário conhecer suas exigências nutricionais e suas condições físicas de crescimento, trabalhar com material esterilizado e obdecer às normas de prática asséptica.
Os meios de cultura fornecem princípios nutritivos indispensáveis ao crescimento dos microrganismos: fontes de carbono e energia como os açúcares, fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais. Outros componentes mais específicos podem ser encontrados em um meio especifico para um determinado organismo (meio seletivo), como por exemplo vitaminas, aminoácidos, etc. Por outro lado, podemos ter num meio agentes que inibam o crescimento de determinados microrganismos, sendo estes também considerados meios seletivos. Um meio de cultura pode ser sólido, semi‐sólido ou liquido, quanto à consistência. O que garante a firmeza do meio é uma substancia extraída de algas, chamada Agar‐agar ou simplesmente Agar.
Dependendo da finalidade da operação, os microrganimos podem ser cultivados em: lâminas, placas, tubos, balões, fernbach ou recipientes de maior capacidade. O cultivo em lâmina é utilizado quando se deseja acompanhar microscopicamente o crescimento e reprodução de um microrganismo. Emprega-se o cultivo em placas quando se quer isolar espécies microbianas distintas, devido à extensa área de superfície que apresenta. Porém, devido à pequena quantidade de meio em exposição ao ar, com frequência ocorre ressecamento ou aparecimento de contaminações.
O material colocado no meio de cultura é chamado de inoculo. Durante a incubação do meio inoculado, as células