Relat rio 1 versao final
No laboratório foram realizados dois experimentos.
Experimento 1: Neste experimento foram analisadas as propriedades físicas do macarrão integral durante seu aquecimento. Para isso, foram pesadas 10 amostras de macarrão integral crus em uma balança de precisão e anotados os resultados, logo após foi analisado seus pesos durante 10 minutos sendo retirada uma amostra por minuto de cozimento e chegou-se à conclusão de que quanto maior o tempo de cozimento, maior sua massa (tabela 1) e maior sua variação (Gráfico 1), confirmada pelo trabalho de absorção de água pelo amido de Ascheri (2009). Após resfriarem, foram analisadas suas propriedades físicas com um teste de maleabilidade. Foi então aplicada uma força nas pontas da amostra verificando o esforço e a elasticidade de cada macarrão e chegou-se à conclusão de que as amostras submetidas a um maior tempo de cozimento se tornaram mais maleáveis, assim como previsto por Lacerda (2008) em sua pesquisa de gelatinização de proteínas.
Experimento 2: Neste experimento, calculou-se a massa de gás e a massa de açúcar presentes em uma lata comum de Guaraná e em uma lata do tipo ZERO, também de Guaraná. Para isso foram pesadas as 2 latas de refrigerante e então retirado o gás por agitação. As latas foram pesadas novamente, podendo observar a diferença de peso e determinar a massa de gás presente no refrigerante. Logo após, as latas foram postas em repouso na estufa e quando retiradas observou-se o caramelo no fundo da lata de Guaraná comum. Já a lata de refrigerante ZERO se encontrava vazia. Isso se deve ao fato de que o Guaraná ZERO não possui sacarose em sua composição, sendo este substituído por edulcorantes, comprovado na pesquisa de Rossoni (2007).
Fontes Utilizadas:
ROSSONI, Eloá; GRAEBIN, Beatriz; MOURA, Rafael. Adoçantes Presentes na Formulação de Refrigerantes, Sucos e Chás Diet e Light. R Fac. Odontol. Porto Alegre, Porto Alegre, v.48, n. 1/3, p. 5 – 11, jan/dez. 2007.
Disponível em: