Relat Rio 1 Mult Metro
Camila Pontes
Joseane Borges
Ralpf Reichert
Núcleo de Física – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Brasil, 4232, Independência, Medineira, Paraná e-mail: frlongen@utfpr.edu.br
Resumo. Destinado a medir e avaliar grandezas elétricas, o Multímetro congrega três instrumentos básicos de medidas: Ohmímetro (resistência), Voltímetro (tensão) e Amperímetro (corrente). Com o objetivo de aprendermos a manusear adequadamente este aparelho, foram realizadas três mensurações: a resistência de cada resistor comparando com sua resistência nominal (código de cores – valor tabelado), a diferença de potencial e a intensidade de corrente elétrica.
Palavras chave: Multímetro. Ohmímetro. Voltímetro. Amperímetro.
Introdução
A instalação, a manutenção e o reparo de complexos equipamentos tecnológicos requerem ferramentas de diagnóstico que irão fornecer-lhe informações precisas. Assim, composto por duas pontas de prova e uma chave rotatória, cuja finalidade é selecionar escalas do Voltímetro, Amperímetro e Ohmímetro, o Multímetro é um aparelho que faz medições de grandezas elétricas, podendo ser analógico e digital.
Os Multímetros analógicos possuem várias escalas em seu painel frontal e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido. Já os Multímetros digitais mostram o valor medido em números com ou sem as casas decimais dependendo de sua precisão e possuem mais possibilidades de medições que os analógicos.
Todos os tipos de medidas devem ser realizados com critério. Deve-se ajustar o botão seletor de funções na função de grandeza da que se deseja ser medida, e a escala no valor superior ao ponto observado. É importante salientar que todas as vezes que seja necessária a troca de funções ou mudança de escala o aparelho deve ser desligado e assim ajustado para evitar danos no mesmo. Para a medição de tensão elétrica as pontas de prova do instrumento devem ser conectadas aos pontos a serem