Relat Rio 1 Mec Nica Dos Solos
Com o objetivo de realizar análises no laboratório para determinar variados índices físicos, bem como a composição granulométrica de determinados solos, é necessário uma correta preparação da amostra, na qual o procedimento será descrito neste relatório.
.
MATERIAIS
1 - Almofariz com Mão de gral recoberta de borracha.
2 - Repartidor de amostras.
3 - Balança de alta sensibilidade/precisão (que permitam pesar nominalmente 1,5 kg , 10kg e 20kg com resoluções de 0,1g , 1g e 5g respectivamente , e sensibilidade compatível.
4 - Bandejas Metálicas.
5-Peneiras Granulométricas(76,2mm-- 50,8mm –19,1mm—4,8mm—2,0mm—0,42mm) de acordo com a NBR 5734.
MÉTODOS
Na prática, os processos preliminares já haviam sido realizados e já tinha passado pela secagem ao ar, supondo que estava bem próximo da umidade higroscópica.
No laboratório começou a prática desmanchando os torrões e o solo foi homogeneizados através do almofariz e mão de gral para obter uma amostra mais representativa possível para os testes desejados, técnica conhecida como destroamento.
Outra técnica utilizada no laboratório com o mesmo objetivo, foi o quarteamento, onde coloca-se a amostra no quarteador e vai dividindo a amostra em duas, separa uma das amostras retidas e jaz o processo até a quantidade desejada. O processo final da preparação de cada solo foi sua pesagem correta e tendo o cuidado de não perder umidade no processo , como o solo como um todo já foi tratado com as operações preliminares , foi realizado apenas medidas necessárias características de cada processo ,sempre seguindo as normas da NBR 6457/86.
RESULTADOS
Não houveram cálculos realizados, a preparação de amostra foi um processo introdutório para os testes seguintes.
As amostras foram preparadas corretamente seguindo a norma NBR-6457 e não tiveram continuidade para outros experimentos.
CONCLUSÃO
Diante da prática, podemos perceber o quão importante é uma correta preparação da amostra para