RELAT RIO 01 11
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
MATERIAIS
Béquer;
Proveta;
Pipeta;
Frasco de vidro escuro com tampa;
Peixinho;
Balança analítica;
Agitador magnético;
Permanganato de potássio;
Água destilada;
Óleo de soja;
Suco de cenoura.
METODOLOGIA
Preparação da solução oxidante: Pulverizou-se 100 mg de permanganato de potássio, colocou-se em um béquer e acrescentou-se 20 ml de água. Agitou-se até dissolver todo o material sólido. Está é a solução 1. Colocou-se no frasco de vidro escuro e tampou-se. Oxidação do beta-caroteno: Colocou-se 20 ml de suco de cenoura em um béquer e agitando-a acrescentou-se 2,5 ml da solução 1. Utilizando o peixinho e o agitador magnético, agitou-se a solução durante 15 minutos. Anotaram-se as observações. Oxidação do óleo de soja: Colocou-se 30 ml de óleo de soja e 2,5 ml da solução 1 em um béquer. Agitou-se a solução, utilizando o peixinho e o agitador magnético. Anotaram-se as observações.
RESULTADOS E DISCUSSÕES Nos experimentos empregamos um agente oxidante forte, o permanganato de potássio (KMnO4-), que é bastante utilizado para a oxidação de diversos tipos de substâncias, especialmente compostos orgânicos. A reação de redução do MnO4- à MNO2 é fácil de ser visualizada, pois o
MnO4- é lilás-escuro e o MNO2 é marrom-escuro.
Oxidação do beta-caroteno: Como o betacaroteno apresenta várias ligações duplas, conforme a figura 1 abaixo, o permanganato de potássio, oxida esses compostos quebrando as duplas ligações e acrescentando duas hidroxilas em cada carbono de cada dupla, conforme a reação 1, abaixo:
Figura 1: estrutura beta-caroteno
Reação 1: oxidação de alcenos a partir de KMnO4-
Ao acrescentar permanganato de potássio ao suco de cenoura, observou-se coloração vinho. Após cerca de dois minutos a coloração já estava marrom, e até se completarem os 15 minutos, o marrom já era mais escuro, e observava-se a formação de um precipitado.
A mudança de coloração da solução e formação do precipitado pode ser explicada pela formação