relaorio
Neste relatório abordarei aula pratica de laboratório onde fizemos o esfregaço da mucosa bucal, com o objetivo de se observar as células.
Matérias utilizados
Lamina
Microscópio
Swab
Azul metileno
Parte experimental
Iniciamos a aula com a professora nos mostrando o microscópio e sua funções respectivamente. Logo após no entregou um swab e uma lâmina nos pediu para colhemos material da nossa própria mucosa bucal e passar na lamina onde ela passou o azul metileno para qe se fosse observado as células colhidas. Usamos as objetivas de foco 100x e 400x onde pudemos desenhar as células encontradas.
Resultado e discursão
As células só podem ser observadas com microscópio. Os observados na aula de laboratório foram à membrana, citoplasma e o núcleo. As principais funções da membrana celular:
Envolver a célula, separando o meio intracelular do extracelular.
Garantir a manutenção da composição química da célula através da permeabilidade seletiva
Permitir que a célula relacione-se com o meio externo
Ao regular sua composição química e separar a célula do meio externo, a membrana celular deu à célula a propriedade da individualidade, ou seja, permitiu reconhecer a célula como um indivíduo, uma unidade capaz de ter seu próprio metabolismo e reproduzir-se. Em última análise, foi a membrana celular que deu a célula o título de menor unidade viva.
Citoplasma
Encontra-se no interior da membrana plasmática.
É um meio fundamentalmente aquoso, designado por hialoplasma, dinâmico com abundantes substâncias dissolvidas, como por exemplo, glicídios, lípidos, aminoácidos, íons, proteínas, etc.
Dependendo da fase de atividade da célula e das condições do meio o hialoplasma pode ser mais aquoso ou mais viscoso deste modo quando é mais aquoso denomina-se citosol e quando é mais viscoso designa-se por citogel.
É no hialoplasma